Mediunismo. A expressão “Mediunismo”,
criada por Emmanuel, designa as formas primitivas de Mediunidade, que
fundamentam as crenças e religiões primitivas. Estão associadas, assim, ao
Mediunismo todas as religiões primitivas, sem desenvolvimento cultural e
intelectual, as religiões africanas e os diversos tipos de sincretismos religiosos.
A diferença entre Mediunismo e
Mediunidade pode ser vislumbrada na conscientização do problema mediúnico.
Nesse caso, a Mediunidade é o Mediunismo desenvolvido, racionalizado e
submetido à reflexão religiosa e filosófica e às pesquisas científicas.
A Mediunidade foi marginalizada pelas
religiões e correntes do pensamento espiritualista. Por quê? Devido a Mediunidade ser
apontada nas religiões como de natureza diabólica, nas doutrinas
espiritualistas refinadas como um campo inferior e perigoso de manifestações
suspeitas e perigosas, acusada de responsável pela loucura do mundo.
Tendo em vista a primitividade do
Mediunismo, ele deveria ser condenado? Não. Condenar o Mediunismo seria condenar
a fonte que nos fornece a água. Há ricos filões de fenômenos no solo fecundo do
Mediunismo à espera dos investigadores espíritas.
Os diversos ramos do Mediunismo podem
ser encontrados nos terreiros de Umbanda, com práticas mais elevadas, voltadas
para o bem; nos de Quimbanda, com práticas menos evoluídas, como o uso de sangue
de animais e a queima de pólvora, revelando a brutalidade dos ritos selvagens.
O Espiritismo,
pelo seu caráter filosófico e científico, fornece-nos uma visão mais acurada das práticas mediúnicas.
Elas resumem-se na
prece e na meditação, no passe (imposição das mãos, do Evangelho) e na
doutrinação caridosa dos espíritos sofredores ou vingativos.
Mediunismo e barbárie. Não é o Mediunismo
que responde pela barbárie, mas o apego do homem aos interesses mundanos e o desejo
de vencer com mais facilidade e segurança, sob a suposta proteção espiritual de
criaturas incultas e grosseiras.
Fonte de Consulta
Pires, J. H. Mediunidade.
Capítulo VI — “O Mediunismo".
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