02 junho 2022

Ponte Iluminada

"Se o homem soubesse a extensão da vida além-túmulo tomaria outra conduta na vida."

Ponte Iluminada” é o subitem do Capítulo 7 — "Incidente em Viagem", do livro Voltei, pelo Irmão Jacob.

O grande recado aos espíritas: deveríamos ser menos palavrosos e mais cumpridores das lições que recebemos e transmitimos dos Espíritos.

A realidade além-túmulo: depois da sepultura, sabemos, com exatidão, que o reino do bem ou o domínio do mal moram dentro de nós mesmos.

Descrição da região do abismo: figuras sinistras da Mitologia ficam a dever à realidade apresentada.

Classificação dos sábios da espiritualidade: região de “império dos dragões do mal”.

Revelação dessas regiões: na carne, podemos maquiar o eu interior, mas a expressão real do ser, mostra-nos ainda qualidades menos dignas, muito próximas da impulsividade dos animais.

Advertência de Bezerra de Menezes sobre a ponte: pela bússola magnética assinalava o fenômeno, classificando-o como “inquietante média de pavor”. Os que ali estavam poderiam ameaçar os candidatos ao reino da luz. Competia-nos manter a harmonia.

Extensão da ponte: não puderam precisar a extensão da ponte. Mas a luminosidade deixou-os muito emotivos e agradecidos.

Temor que vagueava-lhe a alma: teria cumprido com todos os meus deveres? Se constrangido a comparecer ante um tribunal da vida superior, estaria habilitado e apresentar uma consciência limpa de culpa? Como seriam meus atos examinados? Bastaria a boa intenção para justificar as próprias faltas?

Consequências do grito: "Sou um assassino": o grito acordou os Espíritos do abismo. "— Vigiemos a ponte! Assassinos não passam, não passam!" Pareceu-me que maltas de feras preparavam-se para atacar-nos.

Recomendação de Bezerra de Menezes: cientificou-nos de que deveríamos olvidar os erros do pretérito e que um dos amigos, em vista de corresponder em demasia à lembrança do mal, impusera descontinuidade à nossa viagem.

O imperativo do esquecimento: a reminiscência sintoniza-nos com o pretérito, e o irmão realmente fora homicida, mas trabalhara em favor da sua regeneração há mais de trinta anos.

Sugestão de Bezerra de Menezes aos presentes: Necessitávamos reatar o “fio de ligação mental comum”, a fim de que a nossa capacidade volitante fosse mantida em alto padrão. De outro modo, a concentração em massa de entidades inferiores, ao pé da ponte, que se alonga sobre o abismo, talvez nos dificultasse a passagem.



Nenhum comentário: