04 junho 2022

Religiões

“Religiões” é o título referente às perguntas 292 a 301 de o livro O Consolador, pelo Espírito Emmanuel

Religião é sentimento divino que clarifica o caminho das almas. Neste sentido, a Religião é sempre a face augusta e soberana da Verdade. Religiões, por outro lado, são as várias divisões que os homens fazem da fé, dando a entender que esta tem divisão. Razão da divisão: rebeldia. Com isso, procrastinaram a sua edificação nas lições renovadoras do Evangelho.

As religiões, na antiguidade, tinham por objetivo a preparação da vinda de Cristo. Destinavam-se a preparar o homem para receber e aceitar o Cordeiro de Deus, com a sua mensagem de amor perene e reforma espiritual definitiva.

Apesar dos erros humanos de seus expositores, as diversas seitas advindas do Cristianismo são todas as expressões religiosas do próprio Cristianismo e se identificam com o tronco comum. Mesmo com as  divergências, há um elemento comum: o “amai-vos uns aos outros”, base imortal de todos os ensinos de Jesus, continua na base de todas elas. Dentre as várias tarefas das religiões, a missão da Reforma foi a de desenterrar a “letra” dos Evangelhos.

O Espírito, ao reencarnar e optar por uma religião, depende sempre de seu estado íntimo, seja repousando nas ilusões do culto externo ou esforçando-se na apreensão dos princípios renovadores do espírito.

Quanto aos sacerdotes, devemos reconhecer que os méritos dos apóstolos não podem ser automaticamente transferidos aos sacerdotes degenerados pelos interesses políticos e financeiros de determinados grupos terrestres.

Sobre o batismo e o casamento, há uma advertência para a interpretação espírita e o modo de proceder. O batismo é a renúncia e o sacrifício, para a perfeita cristianização dos filhos. No casamento, deve santificar o enlace com o rigoroso desempenho de todos os seus deveres evangélicos.

O Espírito Emmanuel comenta, também, sobre a missa e os milagres. A missa nada mais é do que um ato exterior, mas respeitável, pelo seu mecanismo de relações superficiais da Terra. No caso das aparições e os milagres, diz que são  fenômenos psíquicos sobre os quais se edificaram as igrejas conhecidas, fatos esses que o Espiritismo veio a catalogar e esclarecer, na sua divina missão de Consolador.



Nenhum comentário: