27 dezembro 2022

Conclusão: O Livro dos Espíritos

Neste texto, faremos um resumo da “Conclusão”, de O Livro dos Espíritos, de Allan Kardec.

Fenômeno das mesas girantes. Observando atentamente o fenômeno das mesas girantes, Allan Kardec pode, com a aplicação do método teórico-experimental, descobrir os princípios fundamentais da Doutrina Espírita.

O maravilhoso e o sobrenatural. Allan Kardec mostra que os fenômenos sobre os quais se apoia só tem de sobrenatural a aparência. Todos os fenômenos espíritas, sem exceção, são consequências de leis naturais.

Fé no futuro. Demonstrando a imortalidade da alma, Allan Kardec reaviva o futuro, reergue os ânimos abatidos, faz suportar com resignação as vicissitudes da vida.

A lei de justiça, amor e caridade. Essa lei se funda sobre a certeza do futuro. Tirai essa certeza e tirareis a sua pedra angular. Dessa lei deriva todas as outras, porque ela encerra todas as condições da felicidade humana.

Os três períodos do desenvolvimento da ideia espírita. O desenvolvimento dessas ideias apresenta três períodos distintos: o primeiro é o da curiosidade provocada pela estranheza dos fenômenos; o segundo é o do raciocínio e da filosofia; o terceiro, o da aplicação e das consequências.

Sobre a oposição às ideias espíritas, os Espíritos têm dito: “Não vos inquieteis com a oposição, tudo o que fizerem contra se tornará em vosso favor e os vossos maiores adversários servirão à vossa causa sem o querer. Contra a vontade de Deus a má vontade dos homens não poderá prevalecer.” 

Força do Espiritismo. A força do Espiritismo não está no fenômeno, mas na sua filosofia, no apelo que faz à razão e ao bom senso. O Espiritismo não é obra de um homem. Ninguém se pode dizer seu autor porque ele é tão antigo quanto a Criação; encontra-se por toda parte, em todas as religiões...

Três aspectos diferentes da manifestação do Espiritismo. O Espiritismo se apresenta sob três aspectos diferentes: o das manifestações, o dos princípios de filosofia e moral que delas decorrem e o da aplicação desses princípios. Daí as três classes ou antes os três graus de adeptos: 1.º) os que creem nas manifestações e se limitam a constatá-las: para eles é uma ciência de experimentação; 2.º) os que compreendem as suas consequências morais; 3.º) os que praticam ou se esforçam por praticar essa moral.

A moral do Espiritismo. A moral do Espiritismo não é superior à moral do Cristo. O que o Espiritismo nos proporciona é maior clareza desses ensinamentos, muitas vezes obscurecidos pelos dogmas que se foram criando ao longo do tempo.

Divergências de opinião sobre certos aspectos da Doutrina.

De acordo com Allan Kardec, os Espíritos sempre o aconselharam a não se inquietar com essas divergências, pois que a unidade se faria: ora, a unidade já se fez sobre a maioria das questões e as divergências tendem a desaparecer cada dia.

Escutemos sobre este assunto, para terminar, os conselhos de Santo Agostinho:

— “Durante muito tempo os homens se estraçalharam e se anatematizaram em nome de um Deus de paz e de misericórdia, ofendendo-o com um tal sacrilégio. O Espiritismo é o laço que os unirá um dia porque lhes mostrará onde está a verdade e onde está o erro. Mas ainda por muito tempo haverá escribas e fariseus que o negarão, como negaram o Cristo. Quereis, pois, saber sob influência de que Espíritos estão as diversas seitas que se repartem o mundo? Julgai-as pelas suas obras e pelos seus princípios. Jamais os bons Espíritos foram instigadores do mal; jamais aconselharam ou legitimaram o assassínio e a violência; jamais excitaram o ódio dos partidos nem a sede de riquezas e honrarias, nem a avidez dos bens terrenos. Somente os bons, humanos e benevolentes para com todos são os seus preferidos, como são também os preferidos de Jesus porque seguem a rota indicada para levar a Ele. — Santo Agostinho.



Nenhum comentário: