25 dezembro 2022

Cristo e Nós

“E disse-lhe o Senhor em visão: — Ananias! E ele respondeu: Eis-me aqui, Senhor!” — (Atos, 9:10.)

“Cristo e Nós” refere-se ao capítulo 17 do livro Fonte Viva, pelo Espírito Emmanuel, psicografado por Francisco Cândido Xavier.

Algumas notas deste capítulo:

Espera recíproca. Nós esperamos por Jesus e Jesus espera igualmente de nós. Nesse sentido, cada um de seus discípulos deve sincronizar o seu desejo com o desejo do mestre Jesus, para que o Evangelho possa ser disseminado no seio da humanidade.

Redenção do mundo. Nada ocorre ao acaso, sem esforço, sem trabalho. Não podemos vislumbrar um mundo redimido sem que os seus habitantes estejam redimidos.

Início do trabalho de redenção. Jesus buscou primeiramente Pedro e André; depois, formou uma assembleia de 12 apóstolos, que foram se multiplicando ao longo do tempo. Nós também podemos fazer parte desse exército, desde que nos disponhamos a seguir os seus ensinamentos.

Insistência do mestre em nossa conversão. A redenção procede do Alto, mas não se concretizará sem mãos e braços fortes para levar adiante os apelos de evangelização de todas as criaturas.

O papel de Ananias na divulgação da Boa-Nova. Depois da queda de Paulo no caminho de Damasco, foi necessário que Ananias lhe tirasse a cegueira dos olhos, a fim de que se convertesse num verdadeiro divulgador da mensagem de Cristo.

Assistência pessoal do mestre ao Paulo. Esta assistência mostra que a Humanidade não pode iluminar-se e progredir sem o Cristo. Por esta razão, o Cristo não dispensa os homens na obra de soerguimento e sublimação do mundo.

Principais afirmativas do mestre. “Ide e pregai”, “Eis que vos mando”, “Resplandeça a vossa luz diante dos homens”, “A Seara é realmente grande, mas poucos são os ceifeiros”... Essas afirmativas mostram a importância que Jesus dava à contribuição humana.

Ideia condensada. Cristianismo significa Cristo e nós.

Compilação: https://sites.google.com/view/temas-diversos-compilacao/cristo-e-n%C3%B3s

 

Nenhum comentário: