26 dezembro 2022

Espiritismo entre os Druidas, O

Baseado num texto céltico, que não se sabe a autoria, cuja aparição causou uma certa emoção no mundo sábio.

Na leitura do tema “O Espiritismo entre os Druidas”, contido na edição de abril de 1858, da Revista Espírita, de Allan Kardec, anotamos os seguintes tópicos:

Ponto de partida. Há, em toda parte traços da Doutrina Espírita, ou seja, da universalidade da doutrina que os Espíritos nos ensinam. Coube à época de Kardec coordenar esses fragmentos esparsos entre todos os povos, para chegar à unidade de princípios.

Desfiguração da doutrina dos druidas. A ignorância e os preconceitos contribuíram para essa desfiguração. Acabamos conhecendo a doutrina druida somente pelos seus aspectos exteriores, tais como, sacrifícios sangrentos e culto sagrado ao carvalho. Contudo, elevava-se, sob certos aspectos, até as mais sublimes verdades; mas essas verdades eram apenas para os seus iniciados.

Mesmo convertido ao cristianismo, o druidismo não se extinguiu por completo. Os druidas tiveram uma sociedade solidamente constituída, voltada principalmente, em aparência, ao culto da poesia nacional, mas que, sob o manto poético, conservou com fidelidade notável a herança intelectual da antiga Gaule.

As tríades. Os desenvolvimentos contidos nas tríades estariam fora do cristianismo. Sabe-se que os druidas tinham uma predileção particular pelo número três, e o empregavam especialmente, assim como no-lo mostram a maioria dos monumentos gauleses.

Distribuição da tríades. As onze primeiras estão consagradas à exposição dos atributos característicos da Divindade. Em seguida aos princípios gerais, relativos à natureza de Deus, o texto passa a expor a constituição do Universo.

Resumo da teologia druida. As almas nascem no fundo do Universo, no abismo (annoufn); daí, essas almas passam no círculo de migrações (abred), onde seu destino se determina através de uma série de existências, conforme o uso bom ou mau que fizerem da sua liberdade; enfim, elas se elevam ao círculo supremo (gwynfyd), onde as migrações cessam.

Traço característico dessa teologia. Consiste na ausência de um círculo particular, tal qual o Tártaro da antiguidade pagã, destinado à punição sem fim das almas criminosas.

Pontos de contato com o espiritismo. No espiritismo, temos a escala espírita, com suas ordens e classes. Há grande semelhança com os círculos Cegant, Gwynfyd e Abred da escala druida.

Lembrete: o druidismo admite o possível retorno às camadas inferiores, enquanto o Espírito, conforme o Espiritismo, pode permanecer estacionário, mas não pode degenerar. 


Nenhum comentário: