12 dezembro 2022

Esperança — Lição 75 de "Vinha de Luz"

Paulo reverencia a esperança nos seguintes termos: “Porque tudo que dantes foi escrito, para nosso ensino foi escrito, para que pela paciência e consolação das Escrituras tenhamos esperança.” — Paulo. (Romanos, 15:4.)

Nesta lição, o Espírito Emmanuel tece alguns comentários sobre a esperança.

1) A esperança é a luz do cristão. O verdadeiro cristão vive no mundo mas não é do mundo, por isso a esperança de um mundo futuro promissor acaba sendo sua única luz.

2) A esperança é o tesouro comum das criaturas. Ainda não possuímos o dom precioso da fé, mas todos nós podemos nos consolar com a esperança de uma vida melhor. 

3) Sem o pão do corpo podemos espalhar os benefícios da esperança. A esperança independe de sermos ricos e espiritualizados. Ela é um dom intrínseco de cada um de nós.

4) A luz interior da esperança combate as “trevas exteriores”. A esperança pode ser comparada a uma vela que se acende na escuridão. Não é grande coisa, mas é o primeiro impulso para uma iluminação mais abrangente.

5) A esperança diante das falências humanas. Basta observar uma enxurrada e a volta do Sol para dar outro matiz àquela ocorrência dizimadora da natureza que, para nós, parecia o fim do mundo.

6) Mesmo descrente o homem será socorrido por Deus. Se todos somos filhos de Deus, a ajuda pode demorar um pouco, mas ela sempre virá. Observe quantos caíram em si mesmos. 

7) A esperança é um dos cânticos da doutrina de Jesus. Jesus conhece a nossa fraqueza. Mas, nem por isso desiste de nossa evolução que, segundo a Doutrina Espírita, é compulsória.

8) A esperança diante o “Vinde a mim...” Apesar de nossas quedas, a esperança do “Vinde a mim...” é superior a tudo o que se nos acontece.

9) Esperança e santificação espiritual. A esperança é aquele facho de luz que nos inspira a prosseguir mesmo com todas as incertezas que o próprio caminhar nos apresenta. 

Compilaçãohttps://sites.google.com/view/temas-diversos-compilacao/esperan%C3%A7a


Nenhum comentário: