28 dezembro 2022

Sociedade Parisiense de Estudos Espíritas

A Sociedade Parisiense de Estudos Espíritas, fundada em 1º de abril de 1858, por Allan Kardec, que foi escolhido presidente por aclamação, com sede em Paris, França, tem por objetivo estudar o Espiritismo e pesquisar os fenômenos mediúnicos, conforme o primeiro artigo de seu regulamento: "A Sociedade tem por objeto o estudo de todos os fenômenos relativos às manifestações espíritas e suas aplicações às ciências morais, físicas, históricas e psicológicas".

O lançamento da Sociedade Parisiense de Estudos Espíritas foi notificado na edição de maio de 1858 da Revista Espírita. O regulamento completo da entidade foi publicado em O Livro dos Médiuns, Segunda Parte, cap. XXX. As principais atividades e notas da Sociedade eram publicadas na Revista Espírita.

Esta sociedade contava com a colaboração de vários médiuns, pelos quais seus membros interagiam com os Espíritos comunicantes, tendo São Luís como o patrono espiritual de seus trabalhos. Havia, assim, os membros titulares, os membros livres, os médiuns e os membros correspondentes.

Razão para a formação desta sociedade. Com a chegada de mais adeptos, a casa de Allan Kardec tornou-se muito acanhada para abrigar um número maior de interessados. Daí, a necessidade de um lugar mais amplo.

Depois da desencarnação do seu fundador, a Sociedade Parisiense de Estudos Espíritas ficou a cargo de uma comissão diretora composta de sete membros, dentre as quais Amélie Boudet, a viúva de Kardec, porém, não permanecendo ativa por muito tempo, uma vez que os continuadores da obra kardecista passaram a se concentrar nas atividades de uma organização, a Sociedade Anônima, que o codificador havia projetado para substituí-lo.

Cronologia da Sociedade Parisiense de Estudos Espíritas (SPEE): começa em 1858 e vai até 2019.

Funcionamento da Société Parisienne des Études Spirites (SPEE). Havia normas para o comparecimento à reunião. Nenhuma pessoa estranha à Sociedade era admitida nessa sessão, salvo em casos excepcionais e com assentimento prévio do Presidente, ou seja, do próprio Allan Kardec...

http://www.autoresespiritasclassicos.com/allan%20kardec/Sociedade%20Parisiense%20de%20Estudos%20Esp%C3%ADritas/Sociedade%20Parisiense%20de%20Estudos%20Esp%C3%ADritas.htm



Nenhum comentário: