28 dezembro 2022

Introdução a "O Evangelho Segundo o Espiritismo"

Allan Kardec, na introdução de Evangelho Segundo o Espiritismo, aborda alguns pontos para um melhor conhecimento do Evangelho em si como também à própria Doutrina dos Espíritos. Eis um breve resumo:

Objetivo desta obra. Para evitar os inconvenientes da interpretação dos textos evangélicos, Allan Kardec procurou, nesta obra, reunir apenas os trechos que podem constituir, propriamente falando, um código moral universal, sem distinção de cultos. Para ele, as instruções dos Espíritos são verdadeiramente as vozes do céu que vêm esclarecer os homens e convidá-los à prática do Evangelho.

Autoridade da Doutrina Espírita. A autoridade da Doutrina Espírita reside no fato de não haver um revelador. São diversos Espíritos e diversos médiuns, ao redor do mundo, os encarregados de propagarem os princípios desta doutrina. A única garantia segura do ensino dos Espíritos está na concordância das revelações feitas espontaneamente, através de um grande número de médiuns, estranhos uns aos outros, e em diversos lugares”.

Controle universal do ensino dos Espíritos. O controle universal é uma garantia para a unidade futura do Espiritismo, e anulará todas as teorias contraditórias. É nele que, no futuro, se procurará o criterium da verdade.

Notícias históricas. Anota a relevância de se buscar o significado das palavras que foram empregadas na época, principalmente aquelas expostas em certas passagens dos Evangelhos. Assim sendo, cuidemos de compreender alguns desses termos, tais como: Samaritanos, Nazarenos, Publicanos, Peageiros, Fariseus, Escribas, Sinagoga, Saduceus, Essênios, Terapeutas.

Sócrates e Platão são considerados os precursores da Doutrina Cristã e do Espiritismo. Tanto Sócrates quanto Jesus tiveram vidas parecidas: não deixaram nada escrito. Sobre Jesus, sabemos pelos apóstolos; sobre Sócrates, por meio de Platão. Além disso, as grandes ideias não aparecem nunca de súbito. As que têm a verdade por base contam sempre com precursores, que lhes preparam parcialmente o caminho.

Resumo da Doutrina de Sócrates e Platão. São 22 tópicos que versam sobre a alma, o corpo, o relacionamento alma-corpo, o estado moral da alma, a vida após a morte, o problema da justiça... Tudo comparado com os princípios do Espiritismo.



Nenhum comentário: