Matéria — substância, aquilo que tem extensão no
espaço e no tempo. Designação de tudo o que ocupa lugar no espaço e possui
massa. Modernamente, a matéria é considerada como uma forma de energia, baseada
na fórmula E = mc2, em que E (energia), m (massa) e c (velocidade da
luz no vácuo).
Antimatéria é a variedade de matéria que difere da
matéria que predomina no nosso universo por ser composta de antipartículas. No
átomo são consideradas três partículas: protão, neutrão e eletrão. Existem,
contudo, antipartículas (partículas com a mesma massa, mas de cargas opostas),
como o antiprotão e o antieletrão. Isso levou à concepção da antimatéria, que
existe no globo terrestre, mas poderia ser encontrada noutras galáxias.
(Dicionário de Ciências Físicas e Biológicas) Imaterial é o
conjunto do que existe fora da matéria; sobrenatural, espiritual. Daí o termo
imaterialismo, criado por Berkeley, para designar as coisas de Deus. Segundo as
instruções dos Espíritos, a MATÉRIA existe em estados ainda desconhecidos por
nós. Ela pode ser tão sutil que não produza nenhuma impressão em nossos
sentidos. Mesmo parecendo imperceptível, será sempre matéria.
A matéria é constituída de apenas um
elemento ou de vários elementos? Para Aristóteles, os corpos são classificados
a partir da teoria dos quatro elementos, elaborada pelo pré-socrático
Empédocles, segundo a qual os elementos constitutivos de todos os seres
são: terra (matéria
sólida); ar (matéria gasosa); água (matéria
líquida); e fogo (matéria
em combustão). Essa teoria foi aceita até o século XVIII, quando Lavoisier
demonstrou que não se tratava de elementos, mas de substâncias compostas.
De acordo com Allan Kardec, os
materiais constitutivos do mundo são matéria cósmica primitiva, simples e una,
que se diversifica desde sua origem, continuando durante sua vida e se
desmembrando pela decomposição. Se observarmos a diversidade da matéria,
ver-se-á que as forças que realizam suas transformações, e as condições em que
são produzidas, são ilimitadas, porque ilimitadas são as combinações da
matéria. Assim, conclui Kardec: "Em todo o Universo, há uma só substância
primitiva: a matéria cósmica ou fluido etéreo, que enche o espaço e penetra os
corpos". É essa matéria cósmica primitiva geradora do mundo e dos seres,
por forças e leis imutáveis que regem o Universo. (Kardec, 1975, p. 107 a 109)
Pode-se dizer que o Espírito, sendo
incorpóreo, é destituído de matéria? Não. O Espírito, por ser real, há de ser
alguma coisa. Diz-se que ele é imaterial, mas como é alguma coisa, o termo
incorpóreo se ajustaria melhor. Em outras palavras, ele tem matéria, mas difere
de tudo o que conhecemos por matéria. Por isso, os dois princípios do universo:
a matéria e o Espírito.
Como pode o Espírito afetar a matéria e
esta o Espírito? O perispírito, envoltório semimaterial do Espírito, é o elo de
ligação entre o Espírito e a matéria. Em O
Livro dos Médiuns, Allan Kardec afirma que no
conhecimento do perispírito está a solução para os diversos problemas da
humanidade, inclusive os de cunho filosófico. A natureza do Espírito é
quintessenciada. Ele não consegue se ligar diretamente à matéria, bastante
bruta e grosseira. Necessita, assim, de um elemento semimaterial, que é o
perispírito.
Como se dá a união entre o Espírito e o
corpo físico? "Quando o Espírito tem de encarnar num corpo humano em vias
de formação, um laço fluídico, que mais não é do que uma expansão do seu
perispírito, o liga ao gérmen que o atrai por uma força irresistível, desde o
momento da concepção. À medida que o gérmen se desenvolve, o laço encurta. Sob
a influência do princípio vito-material do gérmen, o perispírito, que possui certas propriedades da
matéria, se une, molécula a molécula, ao corpo em formação, donde o poder
dizer-se que o Espírito, por intermédio do seu perispírito, se enraíza, de certa
maneira, nesse gérmen, como uma planta na terra. Quando o gérmen chega ao seu
pleno desenvolvimento, completa é a união; nasce então o ser para a vida
exterior". (Kardec, 1975, it. 18, p. 214)
A matéria é entrave à evolução do
Espírito? A matéria é o liame que escraviza o Espírito; é o instrumento que ele
usa, e sobre o qual, ao mesmo tempo, exerce sua ação. A matéria é o meio; o fim
é a evolução do Espírito. Não é a matéria que atrapalha a evolução do Espírito,
mas os atrativos da matéria, ou seja, os prazeres, as guloseimas, as diversões
etc.
Os filósofos ainda não encontraram uma
solução para o problema da relação entre Espírito e matéria. A dualidade
continua. Somente quando os filósofos incluírem o conceito de perispírito em
suas análises, poderão dar uma solução satisfatória ao problema.
Bibliografia Consultada
DICIONÁRIO DE CIÊNCIAS FÍSICAS E
BIOLÓGICAS. São Paulo: Meca, S.D.P.
KARDEC, A. A Gênese - Os
Milagres e as Predições Segundo o Espiritismo. 17. ed., Rio de
Janeiro: FEB, 1975.
KARDEC, A. O Livro dos Espíritos. 8. ed., São Paulo: FEESP, 1995.
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