Paulo viveu na época de Jesus. O seu
nome em hebreu é Saulo. De acordo com os costumes judeus, que prescrevia o
ensino de uma profissão às crianças, Saulo torna-se tecelão. Saulo é enviado a
Jerusalém onde se torna discípulo de Gamaliel, adquirindo vasto conhecimento
das escrituras e das tradições judaicas.
Enquanto Jesus era crucificado pelo
anúncio de seu Evangelho, Saulo torna-se um ferrenho perseguidor dos cristãos,
na Palestina e na Síria. O número de discípulos, na época, já ultrapassava os
5.000. Saulo tem uma visão de Cristo nas portas de Damasco, que lhe pergunta:
"Saulo, Saulo, porque me persegues?" Fica cego e é curado por
Ananias. Depois de alguns anos de vida tranquila em Tarso, Saulo inicia as suas
viagens de divulgação da boa nova do Cristo, permeada por muitos sofrimentos e
prisões. Teve um fim trágico: morreu decapitado.
A missão de Paulo foi a de levar a boa
nova do Cristo aos gentios. Sabia que nada podia por si mesmo, mas confiava em
Deus, que lhe tinha dado esta missão. Depois de sua conversão, em Damasco,
dedica-se inteiramente à divulgação do Evangelho não se importando com
cansaços, tribulações e prisões. De acordo com Jacques Maritain "A
sabedoria que Paulo anuncia não é sabedoria dos filósofos, é a sabedoria dos
santos. Não é sabedoria que se adquire pelas forças naturais da razão, mas
pelas forças da fé".
Epístolas são cartas redigidas por um autor antigo.
Difere da simples carta, pois não se destina à simples comunicação de fatos de
natureza pessoal ou familiar, mas crônicas a respeito de determinados assuntos.
Diz-se também de cada uma das cartas escritas por apóstolos e inseridas no Novo
Testamento. No Antigo Testamento de antes do cativeiro encontram-se poucas
formulações de cartas propriamente ditas. Do pós-cativeiro (tempo persa)
guardam-se diversas cartas e documentos. No Novo Testamento temos as cartas de
Paulo, as cartas católicas, as cartas do decreto dos apóstolos e o apocalipse,
pois também é concebido em forma de carta.
Como se originaram as epístolas de
Paulo? O Espírito Emmanuel, em Paulo
e Estevão, relata que Paulo estava preocupado
por não poder atender a todas as solicitações das igrejas nascentes. Em uma
meditação noturna, recebe a seguinte orientação: "Não te atormentes com as
necessidades do serviço. É natural que não possas assistir pessoalmente a
todos, ao mesmo tempo... Poderás resolver o problema escrevendo a todos os
irmãos em meu nome; os de boa vontade saberão compreender, porque o valor da
tarefa não está na presença pessoal do missionário, mas no conteúdo espiritual
do seu verbo, da sua exemplificação e da sua vida". (1963, p. 424 a 426)
As epístolas, atribuídas a Paulo, no
Novo Testamento, são quatorze, e segundo alguns, a ordem cronológica que melhor
parece estabelecida é:
1.ª e 2.ª Epístolas aos
Tessalonicenses;
1.ª e 2.ª Epístolas aos Coríntios;
Epístola aos Gálatas;
Epístola aos Romanos;
Epístola aos Efésios;
Epístola aos Colossences;
Epístola a Filemon;
Epístola aos Filipenses;
Epístola aos Hebreus;
1.ª Epístola a Timóteo;
Epístola a Tito;
2.ª Epístola a Timóteo.
Folheando essas 14 epístolas,
verificamos que Paulo está preocupado na divulgação da sã doutrina do Cristo.
Assim:
— combate a idolatria, a circuncisão, o
pecado, a luxúria etc.;
— exalta a justiça pela fé, a
humildade, a caridade, a fidelidade a Deus, a submissão à autoridade, a
tolerância para com os fracos da fé etc.;
— dá orientações de como a mulher deve
portar-se na Igreja;
— responde às perguntas sobre o
casamento;
— fala de seus sofrimentos na luta pela
implantação da "Boa-Nova";
— diz que a Lei é impotente para
salvar, mas conduz a Cristo e à fé;
— descreve acerca da diversidade dos
dons espirituais.
Paulo foi quem universalizou o
Cristianismo. É o exemplo vivo de como o homem velho pode se transformar no
homem novo. As suas prédicas tinham por objetivo avivar a fé racional do crente
e não a fé cega, a fé dogmática. Além do mais, Paulo era médium e, como tal,
ficava todo o tempo receptivo às inspirações dos mensageiros de luz,
preocupados em divulgar a boa nova do Cristo, para que a Humanidade pudesse se
preparar para a sua maioridade espiritual.
Fonte de Consulta
CURTI, Rino. As Epístolas de
Paulo e o Apocalipse de João (Segundo o Espiritismo). São Paulo, FEESP,
1983
MARITAIN, Jacques. O Pensamento
Vivo de São Paulo. Tradução de Oscar Mendes. São Paulo: Martins/Edusp, 1975
XAVIER, F. C. Paulo e Estêvão, pelo Espírito Emmanuel. Rio de Janeiro, FEB, 1963.
Compilação: https://sites.google.com/view/temas-diversos-compilacao/ep%C3%ADstolas-de-paulo-as
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