Razão significa
a faculdade de "bem julgar". Tem relação com o raciocínio discursivo.
É conhecimento natural enquanto oposto ao conhecimento revelado, objeto da
fé. Fé - fidelidade a um compromisso; confiança absoluta.
Quando se trata da fé religiosa, o oposto é a razão.
Os filósofos racionalistas, tais como Descartes,
Kant e Espinosa, dão primazia à razão na elaboração do conhecimento. Descartes,
por exemplo, descobre Deus no seu "cogito
ergo sum". Em contrapartida, os filósofos
fideístas, tais como F. H. Jacobi (l743 - l8l9), Herder (l743 - l8l0) e
Lamennais (1782-1854), fundamentam todo o conhecimento humano numa
"fé" mais ou menos sentimental.
Em Teologia, exclui-se a razão, como fonte de
conhecimento. Para A. Bonnety, fundador, em 1830, dos Anais da Filosofia
Cristã, o homem dispõe de um só princípio de conhecimento para as verdades da
religião natural: a revelação divina manifestada ao homem através da Tradição;
fora desta, a razão humana é apenas fraqueza e erro. Esse sistema põe a fé na
base do conhecimento religioso. Não admite que se provem os preâmbulos da fé
pela razão e que, assim, a razão leve à fé.
Para o Espiritismo, Razão e Fé pertencem à essência
da natureza humana. São potências que se atualizam no decurso das existências.
Parte do geral indiferenciado (reino mineral) para a diferenciação progressiva
(reino vegetal, animal e hominal), buscando, sempre, a perfeição. A Razão e a
Fé estão centradas no eixo, que é a Vontade. Esta, por sua vez, assenta-se no
Livre-Arbítrio, princípio de liberdade, sem o qual a Razão de nada serviria e a
Fé não teria sentido.
Allan Kardec, em O Evangelho Segundo o Espiritismo, trata dos aspectos imanentes e transcendentes da
fé. Observe que ele relaciona fé humana e fé divina. Na primeira, acentua o
esforço do homem para a realização de seu fim; na segunda, coloca a crença
humana sob a orientação dum poder superior, que supervisiona os nossos atos.
Acrescenta, ainda, que a fé, sendo inata, pode manifestar-se racional ou
dogmaticamente e que o Espiritismo aceita, somente, a primeira.
A fé, direcionada pela razão, encaminha-nos para a
atualização do nosso ser. Vençamos o ridículo e a miopia alheia, caso queiramos
obter bom êxito em nossas realizações.
Fonte de Consulta
LALANDE, A. Vocabulário
Técnico e Crítico da Filosofia.
São Paulo, Martins Fontes, 1993.
PIRES, J. H.. Introdução à Filosofia Espírita. 1.ed., São Paulo, Paideia, 1983.
Compilação: https://sites.google.com/view/temas-diversos-compilacao/f%C3%A9-e-raz%C3%A3o
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