Espiritismo — Doutrina codificada por Allan Kardec na
segunda metade do século XIX — pressupõe a existência de Espíritos e suas
manifestações. Reencarnação, pluralidade dos mundos habitados e
comunicabilidade com os mortos são, entre outros, seus princípios fundamentais.
A terminologia é recente, contudo a ideia espírita é obra
de toda a humanidade. Vem formando-se lentamente através dos tempos.
Sócrates (470-399 a. C.) e Platão
(427-347 a. C.), filósofos gregos da Antiguidade, são considerados os
precursores do Espiritismo e do Cristianismo. Sócrates, à semelhança de Jesus,
não deixou nada escrito. Tornou-se conhecido pelo seu discípulo Platão. Há
dificuldade em separar o Sócrates verdadeiro do Sócrates de Platão. Platão
apresentou todas as suas ideias sob a forma de diálogos, pela boca de Sócrates,
de sorte que, até hoje, não sabemos exatamente onde acaba o pensamento de
Sócrates e onde começa o de Platão.
A teoria das ideias é
a trave mestra da filosofia de Platão. Trata da unicidade de Deus, da
imortalidade da alma e da vida futura. Diz-nos que a alma, antes de reencarnar,
pertence ao mundo das essências e, a ele voltará, após a morte do corpo físico.
As almas impuras poderão transmigrar para um novo corpo, enquanto as puras
permanecem nas essências. Outra coisa não exprime o Espiritismo; acrescenta,
apenas, que numa nova encarnação traremos conosco os defeitos e
virtudes gravados em nosso subconsciente.
Purificação da alma é a tese central desenvolvida por Platão nos seus
famosos diálogos. A dialética era tratada criticamente através de um conjunto,
isto é, da ascese (elevação), da catarse (purificação)
guiadas pelo eros (amor). Para ele, os indivíduos devem
praticar a justiça, base de todas as virtudes, que conduzem à felicidade. As
leis morais expressas por Allan Kardec em O Livro dos Espíritos ratificam
e complementam esses raciocínios.
Vinte e cinco séculos depois, os
ensinamentos de Sócrates e Platão ainda requerem sua atualização em cada um de
nós. O "conhece-te a ti próprio" é um exemplo. Quantas pessoas se preocupam
em conhecer a sua essência, ou seja: o que é? De onde veio? Para onde vai?
Temos muito que aprender na vida: retidão como
indivíduo; equidade como Estado.
O Espiritismo surgiu no momento
aprazado. Não deve ser entendido como monopolizador dos conhecimentos, porém
aquele que facilita a captação das verdades eternas.
Fonte de Consulta
BRUN, J. Sócrates. Lisboa,
Dom Quixote, 1960. (Coleção Mestres do Passado, n.º 9)
KARDEC, A. O Evangelho Segundo
o Espiritismo. 39. ed., São Paulo, IDE, 1984
SANTOS, M. F. dos. Dicionário
de Filosofia e Ciências Culturais. 3. ed., São Paulo, Matese, 1965.
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