02 julho 2008

A Influência do Espiritismo no Mundo

Influência — poder de irradiar predicados morais ou culturais. Entende-se como uma ação do educador para com o educando. É um veículo universal direcionado e onidirecionado. Espiritismo — termo usado por Allan Kardec para expressar a doutrina fundada sobre a crença de existência de Espíritos e nas suas manifestações. Mundo — uma casa em reforma, com a lei da mudança a lhe presidir todos os movimentos, através de metamorfoses e dificuldades educativas.

A criação do termo Espiritismo, por Allan Kardec, serve simplesmente para definir um campo de conhecimento, diferenciando-o das outras formas de espiritualismo. Aplica-se a regra escolástica segundo a qual a definição se faz "per genus proximum et differentiam specificam" (pelo gênero próximo e diferença específica). Para fundamentar o novo termo, Allan Kardec estudou os fenômenos mediúnicos segundo o método teórico-experimental, já posto em prática pela maioria das ciências. Baseado na observação dos fatos mediúnicos, pode oferecer um caráter universalista à nova doutrina que acabava de se firmar.

Espiritismo não é uma religião, não é de uma pessoa, não é de um partido e nem de uma instituição. Ele é dos Espíritos, que acharam por bem auxiliar o avanço espiritual das criaturas aqui neste Planeta de provas e expiações. Dado o seu caráter impessoal, podemos afirmar que ele é universalista. Quer dizer, os princípios fundamentais do Espiritismo, tais como a existência de Deus, a imortalidade da alma, a reencarnação e a evolução do Espírito imortal, não sendo de uma pessoa e nem de um partido, adquirem caráter universal.

revelação espírita partiu, inicialmente, dos Espíritos superiores. O ser humano teve apenas o trabalho de organizá-la, a fim de que todos pudessem inteirar-se de seu conteúdo doutrinal. Para o êxito da codificação, Allan Kardec recebeu ensinamentos de Espíritos luminares, tais como, Santo Agostinho, São Vicente de Paulo, São Luís, Sócrates, Platão etc. O fato de ter aparecido em vários pontos da Terra, mostra a grandeza do Criador. Se dependesse apenas de um homem, haveria dúvida por parte de muitos. Mas, como a comunicação foi feita através de diversos médiuns, espalhados pelo mundo, todos puderam ter acesso à informação desses Espíritos.

Na pergunta 798 de O Livro dos Espíritos, há a afirmação de que o "Espiritismo se tornará crença geral e marcará nova era na história da humanidade, porque está na Natureza e chegou o tempo em que ocupará lugar entre os conhecimentos humanos". A crença geral não significa que o Espiritismo irá substituir todas as religiões, mas que a sua luz servirá para todas. O Espiritismo influenciará não só as religiões, mas todas as organizações terrestres, governamentais e não-governamentais, porque, quando cada indivíduo receber esta influência, passá-la-á, necessariamente, para a sociedade em que vive.

Sabemos que a doutrina, sendo dos Espíritos, seguirá o seu curso, independentemente da nossa vontade. Contudo, para a nossa felicidade, sejamos um dos seus adeptos conscientes.


Nenhum comentário: