Verdade -
é o conhecimento que reflete corretamente a realidade na mente. Erro -
é o conhecimento que não reflete fielmente a realidade na mente. A realidade é
o que é. Ela não é verdadeira nem falsa. Verdadeiros ou falsos são os nossos
juízos acerca dela.
A verdade é uma relação entre o Sujeito e o Objeto.
Embora haja várias espécies de verdade, tais como a lógica formal, a
pragmática, a axiológica e outras, o seu fundamento é único: distinguir o erro
da verdade. Neste sentido, estabelecem-se os argumentos dos vários sistemas
filosóficos. O dogmatismo defende a possibilidade de conhecê-la; o ceticismo,
não. Os empiristas admitem o conhecimento vindo, exclusivamente, pelas vias
sensoriais; os racionalistas, somente pela razão.
Buscar a verdade é obter o verdadeiro reflexo da
realidade. Para que possamos captá-la globalmente, temos de admitir, também, uma
realidade espiritual sobreposta à realidade material. A realidade espiritual é
explicada pelas diversas religiões. Assim, no contexto religioso, a verdade
apresenta-se como evidência manifestada nas coisas. E o
princípio de todas as coisas é Deus. Este critério da verdade é problemático.
Quantos não são os fatos que, no primeiro momento, parecem verdadeiros e que
são desmentidos logo após uma análise ampla e profunda.
A Doutrina dos Espíritos, codificada por Allan
Kardec, aceita a revelação divina. Como pode haver revelações sérias e
mentirosas, há que se precaver o espírito, deixando-o de atalaia. Deve-se,
também, tomar consciência de que o caráter essencial da revelação divina é o da
eterna verdade. Conforme já foi dito, toda a revelação eivada de erros ou
sujeita a modificação não pode emanar de Deus.
A revelação espírita apresenta-se com duplo
caráter: de um lado, há a iniciativa dos Espíritos e, de outro, o trabalho do
homem. Por isso, na sua elaboração, o Espiritismo procedeu do mesmo modo que as
ciências positivas, aplicando o método experimental. Ainda mais, um mesmo
problema foi enviado a vários médiuns, em todo o mundo, a fim de se alcançar a
universalidade do conhecimento.
A construção rigorosa dos princípios doutrinários
dá-nos condições de melhor conhecer a realidade que nos absorve. De acordo com
esses postulados, captamos as verdades que nos libertam e distanciamo-nos dos
erros que nos escravizam.
Fonte de Consulta
BAZARIAN, J.. O Problema da Verdade.
São Paulo, Círculo do Livro, s/d.
COTRIM, G.. Fundamentos da Filosofia - Para
uma Geração Consciente. 5.ed., São Paulo, Saraiva, l990.
KARDEC, A.. A Gênese - Os Milagres e as
Predições Segundo o Espiritismo. l7.ed. (Popular), Rio de Janeiro, FEB,
l976.
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