Injúria — do lat. injuria —
significa ação que ofende a outrem; agravo, vitupério, afronta. Violência — do
lat. violentia —, o que se exerce com uma força impetuosa.
Diz-se do sentimento ou da afeição, quando supera a vontade.
Para os
antigos gregos, cada ser tinha um lugar destinado e tudo se resumia a manter a
hierarquia dos valores de cada um na totalidade. Essa concepção não implica
luta e violência. No entanto, mesmo entre os próprios gregos surgiu a concepção
de mundo como luta de contrários. O mundo "faz-se" precisamente no
conflito entre as forças contrárias, do qual brota o novo.
O
segundo esquema impôs-se nos tempos modernos. Hobbes formula essa ideia dizendo
que "o homem é lobo do próprio homem". Darwin fala em seleção dos
mais aptos, na sua teoria sobre a evolução das espécies. Hegel traça as linhas
da dialética, como superação dos contrários. Marx quer atingir a igualdade
através da luta de classes. Como vemos, tudo gira em torno da força para manter
a ordem.
Contudo,
o mestre Jesus dizia: "Bem-aventurados aqueles que são brandos, porque
eles possuirão a Terra"; "Bem-aventurados os pacíficos, porque eles
serão chamados filhos de Deus". Acrescenta "que todo aquele que se
encolerizar contra o seu irmão merecerá ser condenado pelo julgamento; que
aquele que disser ao seu irmão Racca, merecerá ser condenado pelo conselho”.
Por essas máximas, Jesus fez da doçura, da moderação, da mansuetude, da
afabilidade e da paciência uma lei; condena, por conseguinte, a violência, a
cólera e mesmo toda a expressão descortês com respeito ao semelhante.
Na
interpretação de Kardec, no cap. IX de O Evangelho Segundo o
Espiritismo, os textos evangélicos denotam a ideia de que, até esse dia, os
bens da terra estão açambarcados pelos violentos em prejuízo daqueles que são
brandos e pacíficos. Porém, quando a lei de amor e caridade for a lei da
Humanidade, não haverá mais egoísmo; o fraco e o pacífico não serão mais
explorados pelo forte e pelo violento.
O mundo
é violento porque somos violentos. Se optarmos pela afabilidade e pela doçura,
estaremos auxiliando a construir o mundo ditoso do terceiro milênio.
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