A inquietação do homem leva-o a perquirir sobre a
origem da vida e do universo. A Bíblia e a Ciência fornecem-nos algumas
explicações. Nosso propósito é analisá-las sob a ótica da Doutrina dos
Espíritos.
Segundo a Bíblia, no princípio dos tempos Deus criou,
simultaneamente, todas as plantas e animais superiores, a partir da matéria
inerte. Deus, do pó da terra, forma o primeiro homem – Adão –, sopra-lhe as narinas e lhe dá vida. Retira-lhe
uma de suas costelas e cria a Eva. Esta é tentada pela serpente e come,
juntamente, com Adão o fruto proibido – a maçã. Literalmente considerada esta noção é
mitológica e antropomórfica. Dá-se a impressão que Deus é um ceramista que
manuseia os seres criados por Ele.
Segundo a Ciência, a vida é o resultado de uma complexa evolução que
durou uma centena de milhões de anos. Sua origem nos é infensa. Contudo,
estabelece algumas hipóteses sobre o começo. Dentre as hipóteses aventadas, a
mais aceite pelos cientistas é a de que a vida se originou a partir da formação
do protoplasma, matéria elementar das células vivas. O protoplasma evolui para
as bactérias, vírus, amebas, algas, plantas, animais até chegar à formação do
homem.
Segundo o Espiritismo, a vida, também, é o resultado desta complexa
evolução comprovada pela Ciência. Allan Kardec em A Gênese,
André Luiz em Evolução em Dois Mundos e Emmanuel em A Caminho da Luz atestam para a formação da camada gelatinosa,
depois das altas temperaturas e resfriamento pelo qual passou o nosso planeta,
na época de sua constituição, há cinco bilhões de anos. Há o aparecimento do protoplasma
e toda a cadeia evolutiva. A diferença entre Ciência e Espiritismo é que o
segundo faz intervir a ação dos Espíritos no processo de evolução.
Os Espíritos, para o Espiritismo, foram criados
simples e ignorantes com a determinação de se tornarem perfeitos. Para isso
necessitam do contato com a matéria. André Luiz em Evolução em Dois Mundos cita que o princípio inteligente estagiando na
ameba adquire os primeiros automatismos do tato;
nos animais aquáticos, o olfato; nas plantas, o gosto;
nos animais, a linguagem. Hoje somos o resultado de todos os automatismos
adquiridos nos vários reinos da natureza. Assim, no reino mineral adquirimos
a atração; no reino vegetal, a sensação;
no reino animal, o instinto; no reino hominal, o livre-arbítrio,
o pensamento contínuo e a razão.
Allan Kardec, no capítulo XII de A Gênese, esclarece-nos
com precisão a linguagem figurada da Bíblia. Adão e Eva não seria o primeiro e
único casal, mas a personificação de uma raça, denominada adâmica; a serpente é
o desejo da mulher de conhecer as coisas ocultas, suscitado pelo espírito de
adivinhação; a maçã consubstancia os desejos materiais da humanidade.
A busca do conhecimento nas obras básicas e
complementares da Doutrina Espírita auxilia o nosso pensamento na descoberta da
verdade. Empenhemo-nos, pois, neste estudo comparativo, se quisermos ter uma
visão mais ampla e profunda do Espiritismo.
Fonte de Consulta
XAVIER, F. C. e VIEIRA, W. Evolução em Dois
Mundos, pelo Espírito André Luiz, 4. ed., Rio de Janeiro, FEB, 1977.
KARDEC, A. A Gênese - Os Milagres e as Predições Segundo o Espiritismo. 17. ed., Rio de Janeiro, FEB, 1976.
Compilação: https://sites.google.com/view/temas-diversos-compilacao/g%C3%AAnese-a
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