A Filosofia, depois que se desprendeu
do tronco geral do conhecimento ficou, na atualidade, dividida em três partes
fundamentais: a Ontologia ou teoria do ser, a Gnosiologia
ou teoria do conhecimento e a Axiologia ou teoria dos valores.
A teoria do conhecimento, objeto de nossa atenção, procura estudar
a origem e a validade do conhecimento, inclusive distinguindo a verdade e o
erro.
O conhecimento é a relação que existe
entre o "observador" e a "coisa observada". A realidade é o
que é. Ela não é falsa nem verdadeira. Verdadeiros ou falsos são os nossos
juízos acerca da mesma. Se a imagem que fazemos de um objeto coincide com o que
ele é, estamos de posse da verdade; se, ao contrário, houve um viés, estamos em
erro. Assim sendo, é muito mais importante a imagem que fazemos do objeto do
que ele próprio.
Como é que o conhecedor conhece?
Conhece pelo Espírito? Ou conhece pelo sentido? Embora Aristóteles tenha dado
sua contribuição a essa contradição, quando elaborou a teoria dos dois
espíritos do homem — formativo e receptivo —, ainda persiste muitas dúvidas. Para os
materialistas, conhecemos pelos sentidos; para os idealistas, conhecemos pelo
espírito.
Para o Espiritismo essa dualidade de
Espírito e Matéria não existe. O homem é essencialmente um Espírito. Nesse
sentido, o Espírito é a substância do homem e o corpo seu acidente. A percepção
é uma faculdade do Espírito e não do corpo físico. O Espírito não percebe
através dos órgãos, não vê pelos olhos nem ouve pelos ouvidos. Vê e ouve por
todo o seu ser.
Como vemos há a percepção objetiva que
estabelece a relação sujeito-objeto, e a percepção subjetiva, que faz do
sujeito o seu próprio objeto. Isto quer dizer que há ciência e filosofia. Não
há, assim, uma separação total entre ciência e Filosofia. É justamente esse
viés do pensamento que divide o mundo em duas partes: numa o pensamento
materialista como ideologia oficial dos Estados; noutra o pensamento
espiritualista na mesma posição. A Filosofia Espírita coloca-se entre ambas e
oferece-nos a síntese, no sentido de compreender a realidade como um todo.
A convicção de que somos um todo
formado por Espírito, Perispírito e Corpo Físico, auxilia-nos sobremaneira na
construção dos conhecimentos verdadeiros que nem a traça e nem a ferrugem
desgastam.
Fonte de Consulta
BAZARIAN, J.. O Problema da
Verdade. São Paulo, Círculo do Livro, s/d.
PIRES, J. H.. Introdução à Filosofia Espírita. 1.ed., São Paulo, Paideia, l983.
Compilação: https://sites.google.com/view/temas-diversos-compilacao/teoria-esp%C3%ADrita-do-conhecimento
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