Filosofia - do grego philos (amor)
e sofia (sabedoria). Tem o sentido etimológico de "amor à
sabedoria". Atualmente é uma ciência que estuda as leis mais gerais do
ser, do pensamento e da ação. Divide-se em três partes fundamentais: 1ª) Gnosiologia
ou Teoria do Conhecimento; 2ª) Ontologia ou Teoria do Ser;
3ª) Axiologia ou Teoria dos Valores.
A Gnosiologia ou Teoria do Conhecimento estuda a
origem, a essência e a validade do conhecimento. Da Antiguidade aos
nossos dias, o problema do conhecimento, para a Filosofia, apresenta-se
contraditório: conhecemos pelo espírito ou pelos sentidos? Essa dualidade, para
a Filosofia Espírita, não existe, pois o homem é essencialmente Espírito.
Assim, segundo a Doutrina Espírita, a percepção é faculdade geral do espírito,
que abrange todo o seu ser, isto é, o Espírito, o Perispírito e o Corpo Físico.
A Ontologia ou Teoria do Ser estuda a origem, a
essência e a causa primária do cosmos, da vida e do pensamento. Para a
Filosofia, a dualidade persiste: é o ser que dá origem ao pensamento, ou este
àquele? Quem surgiu primeiro: a matéria ou o espírito? Para o Espiritismo, Deus
é causa primária de todas as coisas. Dele vertem-se dois princípios: o
princípio material e o princípio espiritual. Diz-nos que a ligação entre ambos
é feita através do perispírito.
No
conhecimento do perispírito está a solução para muitos de nossos problemas,
inclusive os filosóficos. Ele é o elo de ligação entre o ser e o pensamento.
Enquanto a Filosofia debate se a origem está na matéria (materialismo
filosófico) ou no espírito (idealismo filosófico), o Espiritismo afirma que o
ser é essencialmente um Espírito, que deve ser visto no seu tríplice aspecto,
ou seja: Espírito, Perispírito e Corpo Físico.
A Axiologia ou Teoria dos Valores estuda a origem, a
essência e a evolução dos valores existenciais e indica os princípios da ação.
Um estudo pormenorizado das Aleis Morais e, especificamente, a Lei de Justiça,
Amor e Caridade, contidas em O Livro dos Espíritos nos fornecerá os princípios da ação
voltados para o bem. Automatizando-os em nossos atos cotidianos, poderemos
construir uma sociedade mais justa e igualitária.
A
atitude filosófica da dúvida, crítica, reflexão e contradição aliada aos
princípios codificados por Allan Kardec, fornecem-nos subsídios valiosos para a
compreensão de nós mesmos, do nosso próximo, da natureza e do mundo que nos
circunda.
Fonte
de Consulta
BAZARIAN,
J.. O Problema da Verdade. São Paulo, Círculo do Livro, s/d.
KARDEC,
A.. O Livro dos Espíritos. São Paulo, FEESP, l972.
PIRES, J. H.. Introdução à Filosofia Espírita. 1.ed., São Paulo, Paideia, l983.
Compilação: https://sites.google.com/view/temas-diversos-compilacao/filosofia-esp%C3%ADrita
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