O texto evangélico diz: "Se vós me amais, guardai meus
mandamentos; e eu pedirei a meu Pai, e ele vos enviará um outro Consolador, a
fim de que permaneça eternamente convosco: o Espírito de Verdade que o mundo
não pode receber, porque não o vê e não o reconhece. Mas quanto a vós, vós o
conhecereis porque permanecerá convosco e estará em vós. Mas o Consolador, que
é o Santo-Espírito, que meu Pai enviará em meu nome, vos ensinará todas as
coisas e vos fará relembrar de tudo aquilo que eu vos tenha dito". (São
João, cap. XIV, v. 15 a 17 e 26)
Em que sentido podemos afirmar que o Espiritismo se encaixa nessa
rubrica? Em outras palavras, só Espiritismo é o consolador prometido? O
Consolador não poderia estar entre os judeus, os muçulmanos ou mesmo entre os
ateus?
Alguns argumentos a favor da tese espírita:
1) Se, pois, o Espírito de verdade deve vir mais tarde ensinar
todas as coisas, é que o Cristo não disse tudo; se ele vem fazer recordar
aquilo que o Cristo disse, é porque isso foi esquecido ou mal compreendido.
2) Se, na época de Jesus, os homens não entendiam o que Jesus
dizia, não seria uns anos mais tarde que isso se realizaria. Dever-se-ia
esperar algum tempo mais.
3) As religiões que se apoiam exclusivamente nos textos
evangélicos não podem ser consideradas como sendo o "Consolador
Prometido", pois este prescreve que, além da lembrança do que havia dito,
algo novo teria que ser acrescentado.
4) Para o entendimento de certas partes do Evangelho, haveria a
necessidade do desenvolvimento das ciências. Sob esse mister, o Espiritismo
surgiu quando as ciências já haviam desenvolvido o método teórico-experimental.
5) Quem é o enviado? Não pode ser Jesus, porque ele dissera que
enviaria um outro consolador. A proposição a fim de que fique eternamente convosco e ele estará em vós indica
que não seria uma individualidade encarnada, visto que não poderia ficar
eternamente convosco. Tudo indica que seria mais bem entendido como uma
doutrina, cujo inspirador há de ser o Espírito de Verdade.
6) O Espiritismo, sendo o cristianismo redivivo, teve a incumbência
de relembrar o que o Cristo disse. O Evangelho Segundo o Espiritismo tem como base as citações bíblicas,
comentadas sob a orientação dos Espíritos superiores, como Santo Agostinho, São
Luís, Lázaro, François e outros.
7) A doutrina de Moisés, incompleta, ficou circunscrita ao povo
judeu; a de Jesus, mais completa, se espalhou por toda a Terra, mediante o
Cristianismo, mas não converteu a todos; o Espiritismo, ainda mais completo,
com raízes em todas as crenças, converterá a Humanidade.
8) Ao dizer que outro Consolador virá mais tarde, proclama o
princípio da reencarnação.
9) Ao mesmo tempo em que relembra o Cristianismo primitivo,
combate os erros humanos (com relação à religião) ao longo desse tempo: dogmas,
rituais, interesses financeiros e políticos.
10) O Espiritismo vem explicar a lei de causa e efeito, dita
apenas de leve por Jesus, porque naquela época não tínhamos condições de a
compreender.
Fonte de Consulta
A Gênese, de Allan Kardec, capítulo 17, itens 35 a 46.
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