Ontologia — do grego onto mais logia significa
parte da Filosofia que trata do ser enquanto ser, ou seja, do ser concebido na
sua totalidade e na sua universalidade. A Ontologia seria, então, a ciência
do noumeno. A ela caberia o papel especial de
estudar o que permanece atrás dos fenômenos, de explicá-los, enquanto os
fenômenos, propriamente ditos, caberiam às ciências particulares.
Essência e existência são os elementos básicos do ser. À pergunta: que é
o ser, temos uma infinidade de respostas, dependendo, é claro, do ponto de
vista considerado. Se materialista, a essência estaria na matéria; se
idealista, no espírito; se religioso dogmático, em Deus. Essa aparente
contradição de pontos de vista é aclarada pelo Espiritismo, que faz a síntese
de todas as correntes filosóficas.
Allan Kardec, em O Livro dos
Espíritos, define o Ser, com s maiúsculo, como sendo Deus, a inteligência
suprema, causa primeira de todas as coisas. A prova da existência de Deus não
se dá Nele mesmo, mas nos efeitos que Dele provém. Dessa forma, se o efeito é
inteligente deduz-se que a causa também o seja. Embora ainda nos falte um
sentido para compreender o mistério da Divindade, chegará um dia que o
compreenderemos, principalmente quando os nossos espíritos não estiverem mais
obscurecidos pela matéria.
O Ser maiúsculo é Deus, o ser minúsculo
é o homem. O ser minúsculo provém do Ser maiúsculo, ou seja, no ser minúsculo
existe uma essência criada pelo Ser maiúsculo, cujo processo de criação ainda
nos é infenso. Sabemos apenas que fomos criados simples e ignorantes, o que já
é suficiente para entendermos o ser no seu tríplice aspecto: Espírito,
Perispírito e Corpo Vital. Essa é a grande diferença que o Espiritismo nos
proporciona com relação às diversas filosofias existentes. É por esse
conhecimento que fazemos a síntese dessas filosofias.
O Espiritismo é uma doutrina com
recursos extraordinários para desvendarmos os mistérios que se ocultam atrás do
ser. Mas, mesmo assim, há muitos conhecimentos que não nos são revelados,
porque não temos condições de absorvê-los. À medida, porém, que evoluímos
através do nosso esforço e da nossa perseverança, vamos adentrando, também, em
níveis mais elevados do conhecimento superior.
Estejamos sempre alertas a fim de
sermos dignos de captar o conteúdo da revelação que os Espíritos superiores nos
proporcionam. Os bons Espíritos desejam apenas a constância do nosso progresso
espiritual.
Fonte de Consulta
PIRES, J. H. Introdução à
Filosofia Espírita. 1.ed., São Paulo, Paideia, l983.
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