Política -
do grego politikós (polis) que significa tudo o que diz
respeito à cidade. Na Grécia antiga, político era aquele que participava de uma
polis (cidade-estado) com o intuito da obtenção do "bem comum".
Atualmente, visto as cidades tornarem-se dinâmicas, o termo refere-se à
"ciência do estado", ciência política", "filosofia
política" e "doutrina do estado".
A finalidade da política é o "bem comum".
Como alguns homens investidos de um cargo público deixam-se corromper, há uma
tendência de julgarmos a política no seu sentido pejorativo. A consequência é
um descrédito aos políticos e dificuldade no exercício da cidadania,
transparecendo que somos cidadãos somente quando votamos. Depois disso, não
temos mais nada a ver com o déficit público, a dívida externa e outros fatos da
vida nacional.
Os meios de comunicação estão constantemente
divulgando as falcatruas de alguns homens públicos. Há um pessimismo
generalizado. De que maneira o Espiritismo pode contribuir para reverter essa
situação? Ao refletirmos sobre seus princípios, percebemos a necessidade de
nossa transformação moral, caso queiramos alcançar um elevado nível de evolução
espiritual. Allan Kardec fornece os subsídios para vencermos o egoísmo e o
orgulho, os dois maiores cancros da sociedade e que levam as pessoas ao materialismo
exacerbado.
O Espiritismo auxiliará eficazmente as resoluções
de ordem política, porque propõe substituirmos os impulsos antigos do egoísmo
pelos da fraternidade universal. A inteligência terá uma nova força, pois a
"moral do Cristo" lhe indicará o caminho reto a ser seguido.
Alcançado esse estado evolutivo do Espírito, veremos ser implantado o que
Kardec denominou em seu livro Obras
Póstumas, ou seja, a aristocracia
intelecto-moral.
Aristocracia -
do grego aristos (melhor) e cracia (poder)
significa poder dos melhores. Poder dos melhores pressupõe que os governantes
tenham dado uma direção moral às suas inteligências. Sem isso, corremos o risco
de voltar à força do rei ou dos exércitos. Somente os Espíritos libertos do
jugo da matéria poderão dirigir com imparcialidade as ações da coletividade.
São estes que prepararão a humanidade para a nova civilização do terceiro
milênio, onde a fase da força cederá lugar à do direto.
Acreditamos que os governantes, quando a moral for
o fator mais importante e todas as resoluções, não mais irão buscar seus
interesses mesquinhos, mas, acima de tudo, aplicarão amplamente a noção de
"bem comum", propiciando sob todos os meios possíveis a felicidade da
maioria.
Fonte de Consulta
BOBBIO. N. O
Significado da Política. In O Que é
Política - Curso: A Necessidade da Política I. Brasília, Instituto
Tancredo Neves, 1988.
KARDEC, A. Obras
Póstumas. 15 ed., Rio de Janeiro, FEB,
1975.
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