01 julho 2008

Política e Espiritismo

Política - do grego politikós (polis) que significa tudo o que diz respeito à cidade. Na Grécia antiga, político era aquele que participava de uma polis (cidade-estado) com o intuito da obtenção do "bem comum". Atualmente, visto as cidades tornarem-se dinâmicas, o termo refere-se à "ciência do estado", ciência política", "filosofia política" e "doutrina do estado".

A finalidade da política é o "bem comum". Como alguns homens investidos de um cargo público deixam-se corromper, há uma tendência de julgarmos a política no seu sentido pejorativo. A consequência é um descrédito aos políticos e dificuldade no exercício da cidadania, transparecendo que somos cidadãos somente quando votamos. Depois disso, não temos mais nada a ver com o déficit público, a dívida externa e outros fatos da vida nacional.

Os meios de comunicação estão constantemente divulgando as falcatruas de alguns homens públicos. Há um pessimismo generalizado. De que maneira o Espiritismo pode contribuir para reverter essa situação? Ao refletirmos sobre seus princípios, percebemos a necessidade de nossa transformação moral, caso queiramos alcançar um elevado nível de evolução espiritual. Allan Kardec fornece os subsídios para vencermos o egoísmo e o orgulho, os dois maiores cancros da sociedade e que levam as pessoas ao materialismo exacerbado.

O Espiritismo auxiliará eficazmente as resoluções de ordem política, porque propõe substituirmos os impulsos antigos do egoísmo pelos da fraternidade universal. A inteligência terá uma nova força, pois a "moral do Cristo" lhe indicará o caminho reto a ser seguido. Alcançado esse estado evolutivo do Espírito, veremos ser implantado o que Kardec denominou em seu livro Obras Póstumas, ou seja, a aristocracia intelecto-moral.

Aristocracia - do grego aristos (melhor) e cracia (poder) significa poder dos melhores. Poder dos melhores pressupõe que os governantes tenham dado uma direção moral às suas inteligências. Sem isso, corremos o risco de voltar à força do rei ou dos exércitos. Somente os Espíritos libertos do jugo da matéria poderão dirigir com imparcialidade as ações da coletividade. São estes que prepararão a humanidade para a nova civilização do terceiro milênio, onde a fase da força cederá lugar à do direto.

Acreditamos que os governantes, quando a moral for o fator mais importante e todas as resoluções, não mais irão buscar seus interesses mesquinhos, mas, acima de tudo, aplicarão amplamente a noção de "bem comum", propiciando sob todos os meios possíveis a felicidade da maioria.

Fonte de Consulta

BOBBIO. N. O Significado da Política. In O Que é Política - Curso: A Necessidade da Política I. Brasília, Instituto Tancredo Neves, 1988.

KARDEC, A. Obras Póstumas. 15 ed., Rio de Janeiro, FEB, 1975.


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